Para evitar a Covid-19, Justiça autoriza filha a receber aposentadoria pela mãe idosa

Advogado previdenciário RJ emite notícia sobre aposentadoria

A Justiça cearense autorizou uma filha a receber, provisoriamente, a aposentadoria pela mãe. A decisão é do juiz Anderson Alexandre Nascimento Silva, da Vara Única de Ibiapina. O magistrado levou em consideração a idade da aposentada, 91 anos, e o risco de contágio pela Covid-19. “Exigir, em tempos de pandemia, a ida de uma idosa até um dos postos do INSS ou a uma lotérica para receber seu benefício, este indispensável para sua sobrevivência, é medida que deve ser afastada”, explicou o juiz, que também ressaltou o fato de esse dinheiro ser a única fonte de renda da mãe, sendo um recurso indispensável à compra de alimentos e medicamentos.

Leia Mais:

Segurada deve optar entre aposentadoria concedida pelo INSS e execução de parcelas do benefício obtido na Justiça

Segundo os autos (nº 0050076-21.2020.8.06.0087), os cartórios de Ibiapina não estariam admitindo uma prorrogação de procuração pública em favor da filha para receber o benefício da aposentada. Além disso, a mulher possui capacidade de locomoção reduzia e vive aos cuidados da filha há mais de 10 anos.

Portanto, o magistrado considerou que “pessoas idosas, com idade avançada, necessitam de cuidados especiais, sendo imprescindível o cumprimento de quarentena para se evitar o contágio pela Covid-19”. Ele afirmou ainda que, “muito embora a lei, em regra, determine que haja uma entrevista prévia para se avaliar a possibilidade de uma curatela provisória, esta merece o deferimento imediato”.

Dessa forma, decidiu postergar a exigência prevista no Código de Processo Civil para uma data futura.

Se você está com um problemas semelhante a esse ou tem dúvidas sobre aposentadoria ou qualquer outro benefício do INSS entre em contato com nossos especialistas.

Fonte: TJCE – Tribunal de Justiça do Ceará

Tags: direito previdenciário, aposentadoria, Covid-19, advogado de direito previdenciário RJ, advogado de direito previdenciário no Rio de Janeiro

Compartilhe nas redes

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook
Share on twitter
Share on email

Continue lendo