Direito Médico Preventivo

Direito Médico Preventivo

Vamos falar sobre o Direito Médico Preventivo. A relação médico x paciente, inicialmente, ocorre devido a confiança que o profissional da saúde transmite ao paciente, contudo, há situações que fogem do controle do médico e acabam parando nos tribunais, ou seja, o caso se torna judicializado.

Sendo assim, para minimizar os riscos de um processo, ou mesmo, caso o processo seja inevitável, é necessário possuir o maior número de provas de que o profissional atuou em conformidade com as normas da profissão, devendo observar algumas condutas.

Para isso, o médico deve procurar um advogado especialista em direito médico para auxilia-lo, realizando o que chamamos de direito médico preventivo.

Leia mais:

Prazo máximo de carência para a cobertura de planos de saúde em urgências é de 24h, ressalta sentença

Abaixo temos um checklist do que deve ser observado para minimizar os riscos de um processo judicial:

  1.  Trabalhar uma boa relação entre médico x paciente.
  2.  Realizar a entrega de exames presencialmente.
  3.  Elaborar termo de consentimento livre e esclarecido.
  4.  Registrar absolutamente tudo no prontuário.
  5.  Aumentar a fonte dos documentos explicativos ao paciente para facilitar a leitura.
  6.  Fazer ligação para o cliente no pós-operatório.
  7.  Deixar no consultório uma caixa de sugestões e buscar atende-las na medida do possível.

 

Essas são apenas algumas orientações para começar a implementar no dia – a – dia dos médicos, que só irão reforçar os laços entre profissional e paciente, com intuito de reduzir ações judiciais. Pois quando se presta um bom serviço, por mais que nem tudo esteja sob o controle do médico, ainda sim, será mais fácil solucionar o problema junto com o paciente de forma amigável.

Tags:  direito a saúde, médico, plano de saúde, direito médico preventivo, advogado de plano de saúde RJ, advogado de plano de saúde no Rio de Janeiro

Compartilhe nas redes

Continue lendo