Demora na entrega da Carteira Nacional de Habilitação gera danos morais

Advogado de direito de trânsito RJ: Danos morais por demora na entrega da CNH

DEMORA NA ENTREGA DA CARTEIRA DE MOTORISTA – Desrespeito ao prazo de entrega de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) gera danos morais. Assim julgou a 1ª Câmara Especializada Cível do Tribunal de Justiça da Paraíba ao negar provimento a uma apelação do Detran-PB e manter condenação. O departamento deve pagar R$ 3 mil, valor estabelecido pela 3ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Campina Grande.

Leia mais: Sancionada: A lei concede mais prazo para renovação da CNH

Dessa forma, o autor da ação original concluiu com êxito o processo exigido para retirada da CNH, mas recebeu o documento após mais de dois meses do prazo previsto e padronizado.

Destaque do Relator sobre a demora na entrega da carteira de motorista

Segundo o relator juiz João Batista Barbosa, o comportamento do órgão justifica a interferência da Justiça para que o prejudicado seja indenizado. “A responsabilidade civil, consubstanciada no dever de indenizar o dano sofrido por outrem, advém do ato ilícito, caracterizado pela violação da ordem jurídica com ofensa ao direito alheio e lesão ao respectivo titular”, destacou.

Além disso, o juiz frisou que o valor deve — como é o objetivo da indenização — reparar a lesão, punir o agente agressor e evitar repetição.

“É cediço que, na esfera do dano moral, a fixação do ‘quantum’ indenizatório fica ao prudente arbítrio do magistrado, devendo o conceito de ressarcimento abranger duas forças: uma de caráter punitivo, visando a penalizar o causador do dano pela ofensa que praticou; outra, de caráter compensatório, que proporcionará às vítimas algum bem em contrapartida ao mal por elas sofrido”, afirmou. Com informações da assessoria de imprensa do Tribunal de Justiça da Paraíba.

Fonte: Conjur – Consultor Jurídico

Tags: direito de trânsito, Demora na entrega da Carteira de Motorista, CNH, advogado de direito de trânsito RJ, advogado de direito de trânsito no Rio de Janeiro

Compartilhe nas redes

Continue lendo