Direito à saúde: Pessoas vacinadas poderão visitar pacientes de covid internados

VISITA A PACIENTE COM COVID-19 – Lei determina que seja apresentado teste PCR negativo das últimas 48 horas
Cidadãos que estiverem imunizados com as duas doses da vacina contra coronavírus poderão visitar pacientes com covid-19 internados em hospitais públicos ou privados. É o que determina o Projeto de Lei 4.221/21, do deputado Rosenverg Reis (MDB), que a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou em discussão única, nesta quinta-feira (30/09). A medida segue para sanção ou veto do governador Cláudio Castro.

Leia mais:

Pai que recusou vacina contra Covid-19 é impedido de ver filha

Para ter acesso ao paciente, o cidadão deverá apresentar o comprovante de imunização. O visitante também deverá exibir teste PCR negativo das últimas 48 horas e assinar um termo de responsabilidade com ciência das regras de visitação e dos possíveis riscos de reinfecção. A permissão valerá para visitas de pacientes internados nas enfermarias e quartos, sendo proibida a entrada nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI).

Além disso, a visita deve cumprir todas as medidas sanitárias, como o uso dos equipamentos de proteção individual. Os hospitais, por sua vez, deverão informar as regras e demais critérios quanto aos horários e ao número de visitantes autorizados a realizar a visita. O texto ainda prevê a realização de visitas virtuais, através de vídeo chamada.

Justificativa – Visita a paciente com Covid-19

“O tratamento médico do paciente internado com covid-19 durante a pandemia é de extremo “isolamento”, o que é muito difícil na recuperação desse cidadão, que se vê sozinho e sem contato com a família. A intenção deste projeto é garantir humanização no tratamento do paciente, com o acolhimento familiar, através da autorização dessa visitação”, justificou Rosenverg.

Fonte: ALERJ

Tags: Direito à saúde, visita a paciente com Covid-19, advogado de direito à saúde RJ, advogado de direito à saúde no Rio de Janeiro

Compartilhe nas redes

Continue lendo